Emblema do Benfica

O logotipo do Benfica é sem dúvida sua imagem de marca. Como a maioria das tradições e o que molha o clube português, o emblema da Benfica foi criado entre 13 de dezembro de 1903 (quando a ideia de criar o clube) e a data de sua fundação, o 28 de fevereiro de 1904. O tom, o tom, o tom, o Vivacidade e alegria da cor de suas camisas, a águia como símbolo de independência, autoridade e nobreza. Uma roda de bicicleta que simboliza o ciclismo como um dos primeiros esportes do clube, a bola de futebol e a lenda da união e da força comum “e Pluribus Unum”, ou seja “de todos, um”.

1904

Este é o emblema do esporte Lisboa, fundado em 1904. Representa um escudo com um balão de futebol no centro e da águia (que significa independência, autoridade e nobreza), emblema do clube no topo. O slogan “E Pluribus Unum” significa “um de vários” ou em uma tradução mais direta, “vários, um”. Pode ser entendido pela conhecida “unidade é a força”.

1906

O símbolo de “Grupo Sport Benfica” fundado em 1906 representa um escudo em uma roda de bicicleta no fundo que foi uma das primeiras modalidades do clube.

1908

Em 1908, o esporte Lisboa e o Grupo Sport Benfica se unem e formam o esporte Lisboa e Benfica. Ambos os logotipos são mesclados e formam muito o logotipo assim que estamos experimentando atualmente. A roda de bicicleta está sempre presente no fundo com o escudo. A águia e o slogan “E Pluribus Unum” também fazem parte do logotipo.

1930

22 anos depois, o logotipo conhece um redesenho pegando o básico do anterior. A águia, a bandeira contendo o slogan “E Pluribus Unum” e a roda de bicicleta no fundo estão sempre presentes.

1999

79 anos depois, o logotipo da Benfica passa por um novo redesenho, mantendo as fundações e a originalidade do antigo. Hoje, o logotipo ainda não mudou. O emblema atual resulta da sobreposição de dois logotipos e não é uma fusão com a criação de outro logotipo. O emblema da Benfica Lisboa tem uma composição fortemente simbólica:

– Um escudo dividido com as cores do equipamento, meio vermelho (esquerda) e meia branco (direita), o que significa alegria, cor e vivacidade, em uma luta entusiasta pelo esporte.

– No meio do escudo, e acima de uma bola de futebol, uma banda azul com as iniciais do nome do clube, a principal razão para a existência da associação.

– No topo da ECU, uma magnífica águia às asas implantadas, animais heráldicos de grande significado, autoridade, força, vitória e orgulho, símbolo da elevação dos objetivos e a vontade de fazer.

– Abaixo da águia, no meio de si e no escudo, uma fita com a moeda – e Pluribus Unum. Parece que foi escolhido ou sugerido por Félix Bermuda, para fortalecer a União e o espírito familiar do clube.